• Círio de Nazaré - Uma Romaria de Fé

A Festividade

Círio de Nazaré - Uma Romaria de Fé
Realizado em Belém há mais de dois séculos, o Círio de Nazaré é umas das maiores e mais belas procissões católicas do Brasil e do mundo. A cerimônia, que acontece todos os anos sempre no segundo domingo de outubro, tem uma programação intensa para os devotos. Missas, procissões, romarias e eventos beneficentes são algumas das atividades que fazem parte do calendário dos fieis. Belém se transforma no destino da espiritualidade e fé pra muitos brasileiros.

A Culinária

Círio de Nazaré - Uma Romaria de Fé
A festa também é responsável pela divulgação da culinária paraense, a mais original do Brasil, resultado de influências indígenas, africanas e portuguesas, que por sinal estão refletidas nas expressões da cultura do Pará. As iguarias gastronômicas mais tradicionais têm a ver com a realização do Círio e o tradicional almoço depois da grande procissão. Maniçoba e pato no tucupi são os pratos principais do cardápio da reunião das famílias e o cheiro dos ingredientes toma conta de toda a cidade dias antes e durante toda a festa.

O Arraial de Nazaré

Círio de Nazaré - Uma Romaria de Fé
Durante o Círio, uma área com parque de diversões, lanchonetes e restaurantes tomam conta da Praça Santuário. É o Arraial de Nazaré, com comidas típicas, jogos, bazar e até sorteios para diversão dos devotos. É tão tradicional quanto a procissão e acontece desde 1793. 

Os Brinquedos de Miriti

Círio de Nazaré - Uma Romaria de Fé
E no Círio, andando pela cidade não vai ser difícil se deparar com os brinquedos feitos com madeira de miriti. São miniaturas, pequenas obras de arte, que reproduzem a fauna, a flora e elementos da cultura amazônica. O que é bacana é que são brinquedos artesanais, confeccionados especialmente pelos artesãos de Abaetetuba, Pará. Além de ser um souvenir super exclusivo da época da festa, também é um jeito legal de valorizar a cultura regional. 

Fontes: Blog Turismo Pará e o Bom de Viajar.